my music

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CINEMA

ESTRÉIA HOJE 20 DE MAIO DE 2011
PIRATAS DO CARIBE 4



Nesta sequência, Johnny Depp volta a interpretar o excêntrico capitão Jack Sparrow, o grande responsável pelo sucesso da série. Com a mistura de humor pastelão e ironia (lembre-se, aqui, graças à liberdade do ator em moldar seu personagem), o então coadjuvante roubou a cena do par romântico (interpretado por Orlando Bloom e Keira Knightley) já no primeiro filme e se impôs absoluto no papel de protagonista.
Com o triângulo amoroso pra trás, o pirata se volta a uma nova aventura, desta vez, para encontrar a famosa fonte da juventude, como anunciado no final do filme anterior. No entanto, ele não estará sozinho na empreitada. Concorrem com ele seu rival, o capitão Barbossa (Geoffrey Rush), a mando do Rei George da Inglaterra, o Exército do rei espanhol Fernando, e a bela pirata Angélica (Penélope Cruz), cujo pai é o temido Barba Negra (Ian McShane, de O Aprendiz de Feiticeiro).
Depois de ser enganado por Angélica, com quem teve um romance, Sparrow é obrigado a embarcar no enfeitiçado navio de Barba Negra, o 'Vingança da Rainha Ana' e sua tripulação de zumbis, onde deverá ajudá-los a encontrar o paradeiro do tal mito. Para isso, eles deverão, mais do que saber a localização, encontrar os ingredientes para um misterioso ritual envolvendo sereias e o lendário tesouro do explorador espanhol Ponce de León.
As invenções dos roteiristas Ted Elliott e Terry Rossio, que até então vinham dando certo, se perdem nesta produção. Embora acertem nos diálogos, em especial de Sparrow e Barbossa, deixaram de lado as vertiginosas sequências de combate entre navios que, no fim, dão alma aos filmes de piratas. Ao contrário, dão preferência a raros combates em terra, invariavelmente em cenas escuras, onde os efeitos especiais perdem vigor.
Não deixa de ser curiosa a escolha do diretor Rob Marshall, que levou os musicais 'Chicago' e 'Nine' para o cinema, e também responsável pelo caricatural 'Memórias de uma Gueixa'. Embora competente, fica a dúvida se foi a escolha acertada para levar a cabo um filme que exige agilidade contínua e uma visão inovadora na forma e conteúdo.
Com uma participação discreta da atriz Judi Dench e do Rolling Stone Keith Richards (que inspirou o personagem de Depp), o que resta de 'Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas' é, mais uma vez, a desfaçatez do protagonista e pontuais cenas de humor.
Mesmo Penélope Cruz não se destaca com um fraco papel. O que se sente ao final da projeção é que o milionário produtor Jerry Bruckheimer (responsável também pelas franquias Bad Boys e, na TV, os múltiplos CSIs) pretende espremer todo o sumo da laranja, mesmo que, com isso, o suco fique com gosto amargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário